22 de Novembro ( Santa Cecília ) dia do Músico


Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de novembro.

Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos.
Dia do Músico é comemorado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.

Origem do Dia do Músico (Dia de Santa Cecília)

O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica.
Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.
Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.
O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã. Em seguida, o irmão de Valeriano, Tibúrcio se converteu ao cristianismo e ambos foram condenados à morte.
Mais tarde, Cecília se enfrentaria aos funcionários da corte romana e seria torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, qual mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela se mostrava mais disposta e cantava a Deus.
Ao fim de alguns dias foi decapitada. Sua festa se comemora desde o século V, mas somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII.

A Mitologia Grega e a Música


De acordo com a lenda grega, os deuses pediram para que Zeus criasse divindades que pudessem cantar em celebração às vitórias contra os Titãs.
Zeus, atendendo aos pedidos, passou 9 noites de amor com Mnemosia, a deusa da memória, e desta união nasceram 9 entidades, que foram chamadas "Musas". Aliás, a origem da palavra música vem daí.
Entre as suas novas criações, estava Euterpe, a musa da música, que formou par com Apolo, deus do Sol e da música, para louvar as vitórias dos outros deuses.
Euterpe, geralmente, é representada com uma coroa de flores à cabeça e uma flauta entre as mãos.





 Santa Cecília nasceu provavelmente no ano 150, em Roma. Era filha de um Senador Romano, da família nobre dos Metelos. Era cristã, e desde pequena fez voto de castidade para viver o Amor de Deus e de Cristo. Como cristã numa época tão antiga, e em Roma, ela certamente herdou a fé dos discípulos de São Paulo, que levou a fé até Roma, e de São Pedro, o primeiro papa.

Cecília herdou a fé desses santos homens e de tantos outros que foram martirizados exatamente em Roma. O cristianismo que Cecília recebeu em sua formação, era o cristianismo dos mártires, dos heróis da fé. Cecília foi cristã numa Igreja perseguida, numa Igreja que ainda era minoritária, porém, cheia de profunda fé, esperança e coragem.

História de Santa Cecília

No transcorrer normal de sua vida, quando jovem ela foi prometida e dada em casamento a um jovem chamado Valeriano. No dia do casamento ela estava muito triste. Então, ela  chamou seu noivo disse a ele toda verdade sobre sua fé. Disse que tinha feito voto de castidade para Deus, e começou a falar das glórias de Deus e de Jesus Cristo ao jovem, que a ouvia boquiaberto com a força de suas palavras e a convicção que vinha de seu coração.
Tamanho foi o poder das palavras de Cecília que, após ouvi-la, ele se converteu, entendeu a promessa de sua noiva e disse que iria respeitá-la em sua decisão. Naquela mesma noite ele recebeu o batismo. Valeriano contou o que ocorrera para seu irmão Tiburcio e este também, impressionado, se converteu. Ambos eram pagãos.

A primeira canção de Santa Cecília

Santa Cecília, então, vendo a maravilha que Deus estava operando através dela, agradecida, cantou para Deus: Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida. Foi um canto inspirado e emocionante, que tocou profundamente o coração de todos. Daí vem o fato de ela ser considerada a padroeira dos músicos cristãos.
O prefeito de Roma, Turcius Almachius, teve conhecimento da conversão dos dois irmãos e quis o tesouro dos dois irmãos nobres e ricos. Os dois irmãos, porém, já tinham distribuído todos os seus bens aos pobres. O prefeito de Roma exigiu, então, sob pena de morte, que os dois abandonassem a nova fé. Os dois, porém, alimentados com a força do cristianismo nascente e cheios do poder de Deus, não renegaram sua fé. Assim, foram condenados à morte e decapitados.

Milagres de Santa Cecília

Santa Cecília foi chamada ao conselho romano logo em seguida. Isso aconteceu  provavelmente no ano 180. O conselho exigiu primeiro que ela revelasse onde estaria o tesouro dos dois irmãos. Ela disse que tudo já tinha sido distribuído aos pobres.
O prefeito, furioso, exigiu que ela renunciasse a fé cristã e adorasse aos deuses romanos. Cecília negou-se mostrando muita coragem e serenidade diante de todos. Condenaram-na à tortura. Mas, estando ela diante dos soldados romanos para ser torturada, ela falou a eles sobre as maravilhas de Deus, sobre a verdadeira religião, sobre sentido da vida, que é o seguimento de Jesus Cristo. Os soldados, maravilhados com uma mensagem que nunca tinham ouvido, ficaram do lado de Cecília, dizendo que iriam abandonar o culto aos deuses. Essas inúmeras conversões foram milagres que Deus operou através de Santa Cecília para que essas pessoas alcançassem a felicidade  e a salvação.
O prefeito então, aborrecido e furioso, deu ordens para outros algozes trancarem Santa Cecília no balneário de águas quentes do seu próprio castelo, logo na entrada dos vapores. Ali, ela seria asfixiada pelos vapores ferventes que aqueciam as águas. Ninguém conseguia ficar ali por mais de alguns minutos. Era morte certa.
Porém, para surpresa de todos, milagrosamente ela foi protegida e nada lhe aconteceu. Todos ficavam impressionados com a fé daquela jovem, frágil, que enfrentava a morte sem receio por causa da grande fé que tinha em seu coração. Mas o prefeito, irredutível, mandou que ela fosse morta com três golpes de machado em seu pescoço.
O algoz obedeceu, mas não conseguiu arrancar sua cabeça, coisa que ele estava acostumado a fazer com apenas uma machadada. Santa Cecília permaneceu viva ainda por 3 dias, conversando e dando conselhos a todos que corriam para vê-la e rezar por ela.

Martírio de Santa Cecília

Por fim, pressentindo sua morte iminente, Santa Cecília pediu para o Papa entregar todos os seus bens aos pobres e transformar sua casa numa igreja. Antes de sua morte, em seus últimos momentos neste mundo, sentindo que sua missão estava cumprida mesmo ela sendo ainda tão jovem, Cecília conseguiu cantar louvando a Deus, cantando as maravilhas de Deus.
Por isso, ela é a padroeira dos músicos e da música sacra. Depois disso, a fisicamente frágil e interiormente forte jovem romana que desafiou os poderes deste mundo, entregou seu espírito ao Pai Celestial. Após sua morte ela foi sepultada pelos cristãos na catacumba de São Calisto e desde então passou a ser venerada como mártir.

Descoberta do túmulo de Santa Cecília

O túmulo de Santa Cecília ficou desaparecido por muitos séculos. No século IX, Santa Cecília apareceu ao Papa Pascoal l (817-824). Logo após este fato, seu túmulo foi encontrado e lá estava o caixão com as relíquias da Santa.
O corpo dela estava intacto, na mesma posição em que ela foi enterrada. Ao lado da Santa estavam também os corpos de Valeriano e Tiburcio. No ano de 1599, o Cardeal Sfondrati mandou abrir o tumulo de Santa Cecília, e seu corpo foi encontrado na mesma posição que estava quando o Papa Pascoal l a encontrou. Sua festa é celebrada em 22 de novembro, dia dos músicos e da música.

Oração a Santa Cecília

Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. Alcançai-nos também a graça de sempre louvar a Deus com canções espirituais.
Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. 
Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós. 
Amém.

Feliz dia dos Músicos e da Música !!!!! Que Deus continue a abençoar a cada um com seu Dom !!!!

Santa Cecilia rogai por nós !!!


 Todas as Missas até Dezembro Já esta postado !!!


Ótimo Ensaios !!!

Qualquer Dúvida, entre em contato 
através dos e-mails ao lado !!!

Sagrada Família de Nazaré


 Cantos


Entrada: 493
Perdão: 104
Glória: 131
Salmo: livro de salmos 
Aclamação: 325
Ofertas: 353
Santo: 442
Paz: 465
Cordeiro: 478
Comunhão: 494
Envio: 584

Boa celebração a todos !!!

Sagrada Família rogai por nós!!!

Missa de Natal


 Cantos 


Entrada: 16
Perdão: 96
Glória: 131
Salmo (Sl 97) número 230
Aclamação: 288
Ofertas: 351
Santo: 430
Paz: 450
Cordeiro: 468
Comunhão:490
Envio: 581

Glória Aleluia, nasceu Jesus salvador !!!

Véspera de Natal


 Cantos 


Entrada: 17
Perdão: 96
Glória: 131
Salmo: (Sl 88) número 220
Aclamação: 285
Ofertas: 351
Santo: 428
Paz: 450
Cordeiro: 468
Comunhão: 491
Envio: 580

Boa celebração a todos!!!

Aclamai o Senhor que está para nascer !!!

4°Domingo do Advento


 

Cantos 

Entrada: 654
Vela: 11
Perdão: 96
Salmo (Sl 88) número 220
Aclamação: 281
Ofertas: 343
Santo: 427
Paz: 465
Cordeiro: 478
Comunhão: 649
Envio: 640

Boa celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós!!!


"MARIA MÃE DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS"

3°Domingo do Advento


 Cantos 


Entrada: 2
Velas: 11
Perdão: 104
Salmo: livro 
Aclamação: 280
Ofertas: 342
Santo: 431
Paz: 451
Cordeiro: 470
Comunhão: 482
Envio: 577

Boa celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós!!!

2°Domingo do Advento


 Cantos 


Entrada: 5
Velas: 11
Perdão: 95
Salmo: (Sl 85) número 218
Aclamação: 279
Ofertas: 345
Santo: 430
Paz: 450
Cordeiro: 468
Comunhão: 482
Envio: 578

Boa celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós!!!

1º Domingo do Advento


 Cantos


Entrada: 1
Velas: 11
Perdão: 102
Salmo( Sl 80) : número 216
Aclamação: 278
Ofertas : 343
Santo: 427
Paz: 449
Cordeiro: 467
Comunhão: 481
Envio: 576

Boa celebração a todos !!! Santa Cecilia rogai por nós!!!

34º Domingo - Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Do Tempo Comum


 Cantos 


Entrada : 93 ou 94
Perdão : 95
Glória : 139
Salmo (Sl 23) número 176
Aclamação : 325
Ofertas : 399
Santo : 430
Paz : 452
Cordeiro : 470
Comunhão : 535
Envio : 819

Boa Celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós !!!


"JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO "

33º Domingo Do Tempo Comum


 Cantos 


Entrada : 64
Perdão : 95
Glória : 139
Salmo (Sl 127) número 252
Aclamação : 325
Ofertas : 399
Santo : 430
Paz : 452
Cordeiro : 470
Comunhão : 544
Envio : 631

Boa Celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós !!!

32º Domingo Do Tempo Comum


Cantos


Entrada: 61
Perdão: 107
Glória: 136
Salmo (Sl 62) número 204
Aclamação: 325
Ofertas: 408
Santo: 436
Paz: 457
Cordeiro: 475
Comunhão: 481
Envio: 634

Boa Celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós !!!

Comemoração de todos os Fiéis Defuntos


 

 Cantos


Entrada: 89 , 90 ou 91
Perdão: 107
Glória: 143
Salmo (Sl 22/23) número 175
Aclamação: 340 ou 341
Ofertas: 425 ou 426
Santo: 436
Paz: 457
Cordeiro: 474
Comunhão: 571,572  ou 573
Envio: 626, 627 ou 628

Boa Celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós !!!

Solenidade de Todos os Santos


 Cantos 


Entrada: 92
Perdão : 99
Glória : 127
Salmo (23/34) número 177
Aclamação : 339
Ladainha: 773,774 ou 775
Ofertas: 424, 425 ou 426
Santo: 429
Paz: 450
Cordeiro: 471
Comunhão: 572 ou 573
Envio: 628

Obs: por ser dia de Todos os Santos , pode se cantar a Ladainha no lugar das preces !!!

Todos os Santos e santas de Deus rogai por nós!!!

Todos as Edições do Livro: Caminhando e Cantando


Desde quando Você amigo ou amiga canta na igreja ???? as vezes é legal guardar para recordar !!!



 

Coleção de livros sobre a Música e Liturgia na Igreja

 


Coleção de livros sobre a Música e Liturgia na Igreja , essa coleção traz a história da Música na igreja católica , uma ótima dica de leitura para aprimorar o conhecimento.


Essa coleção você encontra cada fascículo separado no site da editora Paulus. 


Link do site abaixo e na busca do site pesquise por cada livro.


Editora Paulus 


 

Quando meu grupo de canto está bom ?

    Calma, as vezes as palavras machucam a gente, muitos se perguntam: " será que meu grupo está afinado? Será que estamos bons hoje ??

    São muitas as perguntas, porém só uma resposta, pra você saber se seu grupo aí da sua comunidade ou paróquia está bem basta " ouvir " , mas não vocês cantando e sim o povo !!!

    Isso mesmo quando o grupo consegue cantar e ouvir a assembleia também aí sim está tudo agradável e orante como deve ser !!! Então meu amigos comecem a observar isso !!! Se só o grupo canta alguma coisa está errada porque não é essa a função do ministério e sim fazer com que o povo cante.                   Detalhe não quero dizer que é certo ficar chamando o povo a cantar no microfone, exemplo: " vamos lá todo mundo, só vocês " nada disso de fazer do Altar um palco !!!!!! Basta simplesmente ouvir, ouvir , ouvir durante se canta !!!!!! Ok !!! 


Santa Cecília , Rogai por nós !!!!! 


 

Trabalhar os cantos com a Assembleia

        Como muitos já sabem, a função do ministério de música ( grupo de Cânticos ) é fazer a assembleia cantar, então para melhorar a participação uma dica muito valiosa é escolher sempre os mesmos cantos durante um tempo. 
      Atenção não são todos que podem se repetir sempre. Os que podem sempre se repetir seria: Glória, santo, cordeiro, paz. Esses podem se cantar o mesmo por um tempo.
         Mas até quando ???? Essa seria a pergunta, bom quando se perceber que o povo está cantando bastante participativo aí se troca, durante um bom tempo quando se vê o livro todo nesse trecho foi trabalhado.
   

Santa Cecília , Rogai por nós !!!

30 - Domingo do Tempo Comum


 Cantos


Entrada: 857
Perdão: 107
Glória: 136
Salmo (Sl 17) número 169
Aclamação: 730
Ofertas: 408
Santo: 436
Paz: 457
Cordeiro: 475
Comunhão: 729
Envio: 634

Boa Celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós !!!

29 - Domingo do Tempo Comum


 Cantos


Entrada: 87
Perdão: 107
Glória: 124
Salmo (Sl 95) número  227
Aclamação: 338
Ofertas: 421
Santo: 431
Paz: 453
Cordeiro: 467
Comunhão: 567
Envio: 658

Boa Celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós !!!

28 - Domingo do Tempo Comum


 Cantos


Entrada: 87
Perdão: 106
Glória: 124
Salmo (Sl 22) número  176
Aclamação: 337
Ofertas: 422
Santo: 427
Paz: 450
Cordeiro: 469
Comunhão: 566
Envio: 633

Boa Celebração a todos !!! Santa Cecília rogai por nós !!!

27 - Domingo do Tempo Comum


 Nesse final de semana celebra-se missa de louvor a São Francisco de Assis, devemos lembrar também que dia primeiro foi dia de Santa Terezinha do menino Jesus e dia 5 vamos celebrar também São Benedito !!! Podendo então dar preferência ao canto de entrada ou final a cantar um desses hinos desses padroeiros !!! Também devemos lembrar que outubro é mês das missões e também mês de Nossa Senhora, então priorizar esses cantos também !!!
Segue agora a liturgia 



Cantos:

Entrada: 882, 883 ou 884 ( depende o padroeiro como dito acima)

Perdão: 95

Glória: 123

Salmo ( Sl 79) - Livro de Salmos

Aclamação: 334

Ofertas: 606

Santo: 427

Paz: 466

Cordeiro: 467

Comunhão: 610

Envio: 623

Obs: por ser dia de São Francisco de Assis também pode-se cantar de ofertas: 606 e de comunhão: 610 ou 839. Sinal da cruz também pode ser cantado, por ser também mês de Nossa Senhora pode-se cantar cantos marianos no final ,Respostas das preces  relacionado ao mês de outubro, partes fixas da missa, tudo encontra-se nos anexos de nosso livro.

Deixando assim uma celebração mais orante e participativa !!!! São Francisco de Assis, rogai por nós !!! Boa Celebração a todos !!!